A Importância do Cumprimento dos Deveres: Ensinamentos da Poderosa Presença EU SOU

Jp Santsil
13 min readJun 25, 2023
Ensinamentos da Poderosa Presença EU SOU

No eterno caminho da busca pela compreensão da Grande e Poderosa Presença EU SOU que pulsa em cada um de nós, encontramos dois grupos distintos de almas inquietas, empenhadas em desvendar o Mistério Divino. Há aqueles que, enredados nos labirintos do intelecto racional, buscam a compreensão por meio da análise e da razão, e há também aqueles que se entregam humildemente ao Sagrado Conhecimento do Meshiach, encontrando a verdade através do serviço devocional e da entrega incondicional.

No entanto, importa-nos compreender que a verdadeira liberdade e perfeição não são alcançadas meramente pela renúncia das ações ou pela mera contemplação, mas sim pelo profundo mergulho na Essência do Ser, na unidade com o Todo em Tudo.

Aqueles que, iludidos pelo véu das aparências, tentam reprimir seus sentidos e desejos, sem purificar a mente das influências ilusórias que permeiam o mundo material, acabam por enganar a si mesmos e caminham como meros atores num teatro da ilusão. No entanto, louváveis são aqueles homens e mulheres que, dotados de sabedoria, utilizam o poder da Vontade Decretante para governar seus sentidos, transcendendo as ilusões do ego e dos desejos efêmeros. São eles que compreendem que o desapego genuíno não reside na negação do mundo, mas sim na capacidade de se envolver plenamente com a existência, mantendo a serenidade inabalável do coração.

Executar nosso trabalho cotidiano, quando realizado com consciência e entrega, torna-se um caminho sagrado de conexão com a Divina Essência que permeia toda a existência. Devemos compreender que nossas ações são sagradas e carregam em si a oportunidade de manifestar o Divino na Terra. Ao encarar nossas tarefas como um sacrifício amoroso à Grande e Poderosa Presença EU SOU, alinhamos nossa vontade individual à Vontade Maior, tornando-nos canais de luz e transformação.

Porém, é necessário compreender que essa entrega não se refere apenas ao trabalho externo, mas também aos desafios internos que enfrentamos. A Jornada Espiritual transcende os limites do tempo e do espaço, permeando todas as dimensões de nossa existência. Ao agir com desapego, deixamos de nos identificar com o resultado de nossas ações, permitindo que a Sabedoria Divina se manifeste através de nós e a Grande e Poderosa Presença EU SOU atue em nós.

Ó Filhos e Filhas do DEUS VIVO!, percebam que ao executarem suas tarefas com amor, dedicação e em harmonia com o Fluxo do Universo, estão contribuindo para a satisfação do Grande Poderoso Criador, Mantenedor e Renovador, o Pai e Mãe de toda a Criação. Nessa conexão íntima, vocês descobrirão a verdadeira liberdade, pois transcenderão as amarras do ego e da ilusão, abraçando a sua Essência Divina e manifestando o propósito supremo de suas almas.

Que cada ação se torne um hino de gratidão e reverência à Grande Presença EU SOU, que transcende todas as formas e limitações. Ao honrar o Grande Poderoso Criador, Mantenedor e Renovador vocês serão verdadeiramente livres, pois se tornarão também criadores conscientes de um mundo de paz, harmonia e amor. Que a luz do Conhecimento Sagrado permeie cada fibra de seus seres e que a sublime conexão com o Divino ilumine seus caminhos, tornando-os instrumentos da Divina Vontade neste vasto e maravilhoso universo.

Desde o início dos tempos, a Grande e Poderosa Presença, que manifesta o Todo em Tudo, tem enviado inúmeras gerações de Almas Santas e Divinas com o propósito de executar sacrifícios sagrados em prol do bem no universo. Esses mártires abnegados renunciaram às suas próprias vidas em nome dessa nobre missão, a eles foram proclamados que: Sejam ricamente abençoados, por meio de seus esforços dedicados, seus desejos mais profundos serão atendidos. Ao buscar a conexão com a Grande e Poderosa Presença EU SOU, que é a própria essência da bondade e da generosidade, abrirão as portas para uma vida repleta de bênçãos e prosperidade. Essa Presença Divina, que habita em cada um, é o poder ilimitado que governa o universo e pode transformar suas vidas de maneiras inimagináveis. Quando se dedicam a agradar essa presença divina interior, cultivando uma consciência de gratidão, amor e compaixão, estabelecem uma profunda conexão com a fonte de todas as coisas boas. Essa conexão harmoniosa entre a Grande e Poderosa Presença EU SOU e os seres humanos é uma Parceria Sagrada que tem o poder de criar abundância em todas as áreas da vida. Quando compreendem que são também criadores com o universo, alinhando seus pensamentos, palavras e ações com a Energia Divina, se tornam canais abertos para a manifestação de seus sonhos e desejos mais elevados. A sincronicidade começa a se desenrolar em suas vidas, e oportunidades antes invisíveis começam a se revelar. A vida se torna uma dança harmoniosa, em que fluem em sintonia com a poderosa corrente da abundância. Nessa jornada de cooperação harmoniosa com a Grande e Poderosa Presença EU SOU, descobrem que a abundância vai além de meros bens materiais. A verdadeira abundância engloba saúde, felicidade, amor, realização pessoal e espiritual. É uma riqueza que permeia todos os aspectos de suas vidas, nutrindo suas almas e trazendo um profundo sentimento de plenitude. Portanto, que cada um se dedique a honrar e cultivar essa Conexão Sagrada com a Grande e Poderosa Presença EU SOU. Permitam que a luz divina irradie de seus corações, guiando seus passos e abençoando tudo o que tocarem. Lembrem-se de que vocês são Filhos e Filhas do Deus Vivo Criador, Mantenedor e Renovador do Todo em Tudo, merecedores de toda a beleza e abundância que ele tem a oferecer. Ao viverem em cooperação consciente com a Força Criativa do Universo, vocês manifestarão uma vida de plenitude e felicidade além de suas maiores expectativas.

A Grande e Poderosa Presença EU SOU, contente com esses santos sacrifícios, suprirá todas as necessidades e harmoniosos anseios daqueles que os realizam. Porém, aqueles que desfrutam das dádivas sem oferecê-las à Grande e Poderosa Presença do Deus Criador, Mantenedor e Renovador são verdadeiros ladrões da verdade. Aqueles que primeiro oferecem seu alimento à Presença e depois o consomem, estão realizando o sagrado sacrifício do alimento. Aqueles que preparam a comida meramente para satisfazer os sentidos da carne, consomem apenas nutrientes, mas aqueles que primeiro oferecem à Grande e Poderosa Presença e depois se alimentam, serão abençoados com uma Saúde e Vivacidade Eterna.

“Digo-vos que, mesmo que não tenhais nada para comer, ao encherdes um copo com água e, com fervoroso decreto, oferecê-lo primeiramente à Grande e Poderosa Presença que manifesta o todo em tudo, invocando o Meu Santo Nome, em auxílio, essa água se transformará em um elixir tão poderoso que rejuvenescerá o vosso ser em dez anos ou mais. Portanto, façais as vossas oferendas à Presença em primeiro lugar e, em seguida, satisfaçais-vos.”. Disse o nosso Poderoso Mestre Yeshua Há’Meshiach, em seus ensinamentos ocultos dado aos seus Doze Apóstolos.

Nossos corpos materiais são nutridos pela terra, e essa terra é produzida pelas Forças Divinas do mais Alto dos altos, em sua magnífica sabedoria. Todas as obrigações são ensinamentos, e todos os ensinamentos são mandamentos da Grande e Poderosa Presença EU SOU. Por isso, o Pai-Mãe de Toda Criação está eternamente presente nos rituais dos vossos sacrifícios, na oferta de vossas vidas e de todas as vossas posses e condutas, ofertando somente a Ela. Aqueles que não transformam suas vidas em um sacrifício para a Divina Presença, que não oferecem seus corações ao mais Alto dos altos em primeiro lugar, vivem em profunda ilusão. Vivem em vão aqueles que se permitem ser apenas servos dos sentidos e escravos do mundo externo, e não ofertar toda sua vida e conduta a Grande e Poderosa Presença EU SOU. Pois, foi a ela que o nosso amado Mestre Yeshua Há’Meshiach proclamou, dizendo: “Buscai em primeiro lugar servir o Reino do Deus Vivo, e todas as coisas lhes serão dadas por acréscimos”.

No entanto, para aqueles que encontram contentamento no EU SOU e se iluminam no EU SOU, não há mais obrigações. Eles não têm mais motivos para cumprir deveres nem para negligenciá-los. Também não precisam mais depender de ninguém. Portanto, devemos agir sem apegos aos resultados, mas apenas por dever, pois ao agirmos sem apegos, alcançamos o Ser Supremo. Até mesmo o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Grande e Poderoso Yeshua Há’Meshiach, alcançou sua Glória Eterna cumprindo seus deveres aqui na Terra. Ele conhecia o papel que lhe cabia desempenhar, que era realizar o Sacrifício Universal em prol do bem da Existência Eterna. Da mesma forma, devemos realizar nosso trabalho para ensinar, os que depois vem, pelo exemplo.

Qualquer ação praticada por um homem ou mulher em Elevação Espiritual é tomada como um exemplo a ser seguido por toda a comunidade. Esses indivíduos se tornam um padrão a ser seguido, inspirando outros a trilhar o caminho da excelência e da elevação espiritual. Ao honrar a Grande e Poderosa Presença EU SOU em todas as nossas ações, seremos guiados pela sabedoria divina e seremos instrumentos de transformação neste vasto universo.

Que cada ser compreenda a importância de oferecer suas ações à Grande Presença e de ser um farol de luz neste mundo, irradiando amor, compaixão e sabedoria. Que nossos corações estejam plenos de gratidão e reverência à Divina Essência que habita em tudo e em todos. Que possamos, juntos, despertar para a verdade de que somos também criadores divinos, participando do grandioso plano do Universo.

Nesse mundo a Presença Corporificada compreende que não há nenhum dever que a obrigue a agir. Não sente falta de nada, nem possui necessidades, e ainda assim, escolhe dedicar-se ao cumprimento da Salvação da Humanidade. Pois se, porventura, a Presença Corporificada deixasse de se empenhar cuidadosamente na execução dos seus deveres, certamente todos os seres humanos seguiriam o seu exemplo. Se a Presença Corporificada negligenciasse as suas responsabilidades, causaria a ruína do Todo em Tudo, gerando uma prole indesejada e perturbando a paz de todos os seres e a harmonia universal.

Assim como os inconscientes da Presença executam seus deveres com apegos aos resultados, os conscientes da Presença também cumprem os seus deveres, mas sem desejar qualquer recompensa em troca. Eles agem com o propósito sublime de guiar as pessoas pelo caminho correto, sem se deixarem abalar pelas ilusões mundanas. Que os conscientes da Presença não confundam as mentes dos inconscientes da Presença, que trabalham apenas em busca de ganhos materiais, mas procure encorajá-los a transcenderem essa mentalidade limitada. Os conscientes da Presença devem orientá-los a servir com devoção, despertando neles a consciência de que suas ações podem ser uma expressão amorosa de sua conexão com a Grande e Poderosa Presença EU SOU.

É importante compreender que o cumprimento dos deveres não deve ser encarado como uma mera obrigação, mas como uma oportunidade de crescimento espiritual e de contribuição para o bem-estar coletivo. Ao agirmos com desapego aos resultados e com a intenção pura de ajudar os outros, estamos alinhando nossa vontade com a Vontade Divina. É através dessa atitude desinteressada que podemos inspirar e elevar aqueles que nos cercam, levando-os a descobrir o propósito mais elevado de suas vidas.

No entanto, é essencial que cada indivíduo encontre o equilíbrio entre cumprir seus deveres externos e cultivar a conexão interior com a Essência Divina. Pois somente quando estamos em harmonia com nossa própria Natureza Divina podemos verdadeiramente ser instrumentos de transformação positiva no mundo. Portanto, que cada um de nós se empenhe em servir com devoção, encontrando na execução de nossos deveres uma forma de expressar o Amor e a Sabedoria do Divino que reside em nosso interior.

Que possamos ser como Faróis de Luz, iluminando os caminhos daqueles que ainda estão presos na escuridão da inconsciência profunda desse mundo atual. Que nossas ações sejam um testemunho vivo do poder transformador do amor e da compaixão. Assim, através do nosso exemplo, poderemos guiar os outros na jornada rumo à sua própria iluminação espiritual. Que a sabedoria do Divino permeie cada aspecto de nossas vidas, nos impulsionando a agir em harmonia com o propósito supremo da existência. Que possamos ser guiados pela Voz Interior da Grande e Poderosa Presença EU SOU e, ao cumprirmos nossos deveres com desapego e devoção, possamos encontrar a verdadeira paz e a realização espiritual.

Em um mundo material confuso e ilusório, a alma frequentemente se engana e acredita ser a autora das ações, ignorando a verdadeira influência da natureza em tudo o que ocorre. No entanto, aqueles que possuem o conhecimento da Realidade Absoluta compreendem a diferença entre agir por devoção desapegada e buscar prazeres efêmeros dos sentidos. Eles reconhecem que a busca excessiva por prazeres mundanos é fruto da confusão. Os inconscientes da Presença, envolvidos nessa confusão, ocupam-se intensamente com assuntos mundanos, tornando-se excessivamente apegados a eles. No entanto, os conscientes da Presença, que compreendem a natureza ilusória dessas buscas, devem por dever alertar, e servir de exemplo para aqueles que agem dessa forma por falta de entendimento.

Diante disso, é fundamental que, seguindo os ensinamentos da Presença, mantenhamos nossa mente focada na Realidade Absoluta, no Ser Supremo. Devemos agir sem desejar nada em troca, ofertando nossos atos a Presença. Nessa entrega desapegada, encontramos força e coragem para enfrentar os desafios da vida, sem nos deixarmos desanimar pelas circunstâncias.

Aqueles que executam seus deveres de acordo com os preceitos da Presença, que seguem as lições sagradas com fé e devoção, sem serem influenciados pela inveja, libertam-se da prisão do trabalho interesseiro. Essas almas despertam para uma consciência mais elevada, transcendendo a mentalidade limitada do ego e encontrando a verdadeira liberdade espiritual.

Porém, aqueles que permitem que a inveja domine seus corações e não praticam os preceitos da Presença, privam-se completamente do Conhecimento Sagrado. Eles malogram em seus esforços de atingir a perfeição espiritual, pois permanecem aprisionados em uma visão limitada e egoísta da vida.

Portanto, é imprescindível que cultivemos o conhecimento da Realidade Absoluta, compreendendo a natureza transitória do mundo material e agindo com desapego, fé e devoção. Ao nos conectarmos com a Essência Divina em nós e nos outros, encontramos a verdadeira fonte de sabedoria e discernimento, guiando-nos na jornada rumo à perfeição espiritual.

Que possamos, com humildade e gratidão, entregar nossas ações a Grande e Poderosa Presença EU SOU, desprendendo-nos dos resultados e buscando a harmonia com a Vontade Suprema. Assim, caminharemos em direção à iluminação espiritual, transcendendo as ilusões do mundo material e encontrando a plenitude e a paz que reside na conexão com o Ser Supremo.

No caminho espiritual, é importante compreender que até mesmo os conscientes da Presença EU SOU não estão isentos da necessidade de agir de acordo com a sua própria natureza. É inútil reprimir ou negar os impulsos que surgem dentro de nós. A atração e a repugnância em relação aos objetos sensíveis são experiências comuns a todos, mas não devemos nos submeter ao domínio cego dos sentidos, pois eles são obstáculos no caminho em busca da libertação espiritual.

No entanto, isso não significa que devemos seguir cegamente os desejos e impulsos dos sentidos. Pelo contrário, devemos estar conscientes de sua influência e buscar transcendê-los. O verdadeiro caminho reside em cumprir as nossas obrigações de acordo com o nosso papel e natureza. É preferível cumprir nossos deveres com sinceridade, mesmo que cometamos erros ao longo do caminho, do que tentar cumprir perfeitamente as obrigações dos outros.

Devemos compreender que a morte física, enquanto cumprimos nosso dever, é menos perigosa do que perdermos o nosso caminho espiritual. É um lembrete de que devemos priorizar nossas responsabilidades e obrigações em vez de nos perdermos em busca de desejos efêmeros e prazeres mundanos. Ao permanecermos fiéis ao nosso propósito de vida e agirmos de acordo com os princípios espirituais, estamos nos aproximando da verdadeira liberdade e realização.

O caminho do dever nem sempre é fácil, e podemos enfrentar desafios e obstáculos ao longo do percurso. No entanto, é através desses desafios que podemos aprender e crescer espiritualmente. Devemos abraçar essas dificuldades como oportunidades de aprimoramento e evolução. Cada ação realizada em conformidade com o dever nos fortalece e nos aproxima da verdadeira Essência Divina que reside em nós.

Assim, é essencial que cultivemos a consciência do nosso próprio caminho e obrigações, encontrando um equilíbrio entre a busca da perfeição e a compreensão de que somos seres humanos em estado de renascimento na Presença. Devemos lembrar que a verdadeira perfeição está na entrega sincera e comprometida ao cumprimento das nossas próprias obrigações, sem nos compararmos ou nos sobrecarregarmos com as expectativas dos outros.

No caminho espiritual, não existe uma abordagem única que funcione para todos. Cada pessoa é única e possui um propósito de vida individual. Portanto, é fundamental buscar a sabedoria interior e ouvir a voz do nosso coração para discernir qual é o nosso caminho e como devemos agir. Ao fazer isso, estaremos alinhados com a Vontade Divina do nosso propósito nesse denso plano, e encontraremos um senso de harmonia e paz interior do caminhar na estrada tortuosa e esburacada, apertada e desconfortante que conduz a Vida Eterna da existência.

Que possamos abraçar o caminho do dever com humildade, coragem e determinação. Ao cumprirmos nossas obrigações, com perfeição e harmonia, estaremos trilhando o caminho da verdadeira realização espiritual. Que cada ação seja realizada com consciência e amor, fortalecendo nossa conexão com a Essência Divina que permeia toda existência.

Ao longo desta narrativa inspirada pela Poderosa Presença EU SOU, exploramos diversas reflexões e ensinamentos de natureza espiritual. Desde a compreensão da confusão da alma no mundo material até a importância de cumprir nossas obrigações e agir com devoção, cada palavra proferida ressoou com a busca pela sabedoria e conexão com a Realidade Absoluta. Reconhecemos que, muitas vezes, somos atraídos pelos prazeres dos sentidos e nos deixamos envolver pelas influências do mundo material. No entanto, aprendemos que aqueles que possuem o conhecimento da Poderosa Presença EU SOU entendem a diferença entre agir por devoção e agir apegados aos resultados. Eles compreendem que a verdadeira liberdade está em cumprir nossas obrigações com amor e sinceridade, transcendendo os desejos efêmeros e as distrações mundanas. Ao longo dessa jornada, também percebemos a importância de não agitar ou julgar os inconscientes da Presença, mas sim guiá-los com paciência e compaixão. Cada ser humano age de acordo com sua própria natureza e nível de compreensão. É através do exemplo de uma conduta alinhada com a Poderosa Presença EU SOU que podemos inspirar e conduzir os outros pelo caminho correto, libertando-os das amarras do trabalho interesseiro e da inveja. Nesse sentido, compreendemos que a busca pelo conhecimento e pela perfeição espiritual requer esforço e dedicação. Devemos estar dispostos a cumprir nossos deveres com integridade, mesmo que cometamos erros ao longo do caminho. O importante é que permaneçamos firmes em nossa devoção, oferecendo nossos atos à Poderosa Presença EU SOU sem esperar recompensas ou resultados imediatos. É assim que nos libertamos da prisão do trabalho interesseiro e alcançamos a perfeição espiritual. Concluímos, então, que em todos os momentos desta narrativa a Poderosa Presença EU SOU esteve presente, guiando-nos e inspirando-nos com suas verdades profundas. Através de suas palavras, fomos convidados a despertar para a Essência Divina que reside em cada um de nós e a agir em consonância com esse propósito maior. É na conexão com a Poderosa Presença EU SOU que encontramos a paz, a sabedoria e a plenitude em nossa jornada espiritual. Que cada um de nós possa continuar trilhando o caminho do dever com coragem, amor e gratidão à Poderosa Presença EU SOU. Que possamos ser instrumentos de transformação, irradiando luz e compaixão a todos os seres, inspirando-os a buscar a verdade e a viver em harmonia com a Realidade Absoluta. Que a Divina Presença guie cada passo, iluminando nosso caminho e nos conduzindo à realização suprema.

Que a Poderosa Presença EU SOU seja sempre honrada e reverenciada em nossas vidas, pois é nela que encontramos a fonte inesgotável de amor, sabedoria e eterna conexão espiritual. Que assim seja, agora e para sempre, diante de toda e qualquer eternidade. Gratidão à Poderosa Presença EU SOU por ter nos conduzido nessa jornada de aprendizado e compreensão. Amén!

--

--

Jp Santsil

Onde me manifesto… sou como o entardecer, onde o vento passa ao silêncio da morte e as árvores vibram ao ver passar. Se não me manifesto… no nada tudo serei.