União Suprema Divina: Conquistando o Cetro de Autoridade da Presença EU SOU

Jp Santsil
14 min readJun 26, 2023
Divina União Suprema

A busca pela Beatitude Suprema e a Realização Espiritual são objetivos almejados por muitos ao longo da história da humanidade. Diversas filosofias, religiões e tradições espirituais oferecem caminhos para alcançar essa realização, mas dentre todos eles, há uma abordagem que se destaca: a união com a Presença EU SOU.

Ao analisar a dinâmica da renúncia da personalidade em contraste com a união com a Presença EU SOU, é perceptível que a última é superior e mais eficaz para atingir a transcendência espiritual. Aqueles que se tornam perseverantes renunciantes da personalidade, são aqueles que não se deixam afetar pelas ilusões e dualidades do mundo externo. Eles não são dominados pelos desejos e aversões que permeiam a sociedade e se libertam facilmente das correntes do ego. Por outro lado, o inconsciente da Grande e Poderosa Presença, embora tendo a Essência Divina que pulsa latente em todos nós, muitas vezes não reconhece a importância da união com a Presença EU SOU. Essa falta de consciência faz com que muitos acreditem que a ideia de se unir à Presença através de decretos e vida purificada, seja absurda e utópica. No entanto, aqueles que se dedicam corretamente a qualquer um desses métodos colhem os benefícios de ambos.

Aqueles que renunciam à sua personalidade ilusória e se unem à Presença EU SOU compreendem claramente que essas duas práticas são, na verdade, uma só. A união com a Presença EU SOU é essencial para alcançar a renúncia da personalidade ilusória. É através dessa união que a verdadeira divindade interior se manifesta, e aqueles que se aplicam a essa prática logo alcançam a Suprema Divindade — a Supraconsciência do Criador, EU SOU o que EU SOU.

Aqueles que se entregam à união com a Poderosa Presença EU SOU devem ser puros de coração, superando a si mesmo e controlando seus sentidos. Identificando seu EU SOU com o de todas as criaturas, eles transcendem o egoísmo e desapegam-se de suas ações. Eles agem no mundo, mas não se prendem aos resultados de suas ações. Assim como um rio flui para o Grande Oceano, eles seguem seus caminhos sem se deixarem afetar pelas pedras, desvios e obstáculos que encontram.

Os verdadeiros devotos instruídos na Verdade compreendem que o EU SOU nada faz. Eles entendem que os sentidos se relacionam com os objetos sensíveis e que suas ações são realizadas através do corpo, pensamento, intelecto e sentidos. No entanto, eles não se identificam com essas ações, depositando-as no Deus Vivo, Aquele Deus Vivo!, proclamado por Avraham, Ytzak e Yacov — o Todo Poderoso Deus de Israel, que manifestou o EU SOU o que EU SOU a Moshe na sarça ardente.

Aqueles que se unem à Grande e Poderosa Presença EU SOU executam suas ações exclusivamente com o corpo, pensamento, intelecto e sentidos, sem abrigar quaisquer desejos pessoais. O objetivo dessas ações é purificar o coração e alcançar a transcendência espiritual. O devoto que renuncia ao fruto de suas ações conquista a paz eterna, pois está desapegado dos resultados e motivações mundanas.

Por outro lado, aqueles que carecem de devoção e são impulsionados pelo desejo ficam presos aos frutos de suas próprias obras. Eles se tornam prisioneiros de suas próprias ações, sofrendo as consequências da busca egoísta por gratificações pessoais. Em contraste, aqueles que se unem à Presença EU SOU experimentam uma liberdade interior, pois transcendem a dualidade e encontram a paz além das vicissitudes mundanas.

A união com a Presença EU SOU requer disciplina, dedicação e uma profunda compreensão espiritual. É um caminho de autotransformação e elevação da consciência, no qual o devoto se desapega da identificação com a personalidade ilusória e se sintoniza com sua Essência Divina. Essa conexão com a Presença EU SOU permite que a Sabedoria e o Amor Divinos fluam através do indivíduo, guiando suas ações e trazendo harmonia para sua vida e para o mundo ao seu redor.

É importante ressaltar que a união com a Presença EU SOU não implica em negligenciar as responsabilidades e obrigações do mundo material. Pelo contrário, o devoto continua a cumprir seus deveres com diligência, porém sem apego aos resultados. Ao agir de forma desapegada, ele transcende o ciclo de ação e reação, encontrando a liberdade interior e a paz duradoura.

Portanto, a união com a Presença EU SOU é um caminho nobre e poderoso para alcançar a Beatitude Suprema. Aqueles que se dedicam a essa prática vivenciam a transformação interna, transcendendo as limitações do ego e experimentando a plenitude da Consciência Divina. É através dessa união que a Verdadeira Essência de cada indivíduo se revela, levando à realização espiritual e à manifestação da Divindade dentro e fora de si mesmo.

Que todos os buscadores sinceros possam encontrar inspiração e orientação na busca da união com a Presença EU SOU, e que essa jornada os conduza à paz, à felicidade e à iluminação espiritual. Que eles descubram a verdadeira natureza do seu Ser e vivenciem a grandeza do EU SOU o que EU SOU.

No profundo entendimento da Verdade Suprema, reside a chave para a libertação do habitante do veículo corpóreo. Ao renunciar a toda ação, através da Consciência Desperta, o indivíduo alcança uma serenidade interior, tornando-se um Vencedor Feliz em seu caminho pelas nove camadas do tempo. Nessa jornada, ele transcende a necessidade de agir e de ser a causa de qualquer ação.

É importante compreender que a Presença EU SOU não cria nem as atividades do mundo, nem as conexões entre os atos e suas consequências. É a personalidade do indivíduo que age, tomando para si as responsabilidades e as consequências de suas ações. A Presença EU SOU não se responsabiliza pelas ações boas ou más de alguém, pois sua natureza transcendente está além das dualidades e das atividades mundanas.

Infelizmente, a ignorância inconsciente encobre o Conhecimento Supremo do Sagrado, levando os seres humanos a viverem em um estado de erro decadente. Arrastados pelas correntes energéticas do destino negativo que criam a cada momento, eles estão distantes da iluminação espiritual. Porém, aqueles cuja ignorância foi dissipada pelo Conhecimento Supremo do Sagrado são iluminados pela presença EU SOU, que resplandece como o Sol, revelando-lhes o infinito vasto da Supremacia Divina.

Ao concentrar-se na Presença EU SOU e unir-se de coração à sua Divina Essência, o indivíduo alcança um estado de pureza e libertação do pecado através do Conhecimento Supremo do Sagrado em suas vidas. Eles se encaminham em direção a um lugar do qual não há retorno, fluindo nas voltas elevadas da Grande Espiral Universal. Os conscientes da Presença EU SOU veem igualmente todos aqueles que buscam essa Presença, independentemente de sua forma física, com sabedoria e humildade. Eles até são capazes de discernir os destinos da evolução espiritual de animais como vacas, galos, cães, gatos, cavalos, entre outros…, quando estão sob sua influência.

Mesmo aqui na Terra, aqueles cujas personalidades estão dominadas pela Presença EU SOU, triunfam no mundo material e fenomenal. Aquele que descansa na incorruptível divindade do Deus Vivo!, encontra a igualdade em todas as coisas e, assim, descansa no seio do Pai-Mãe de Toda a Criação. Não se regozijam com o que é agradável nem se afligem com o que é desagradável. Homens e mulheres conscientes de sua Divina Presença EU SOU permanecem firmes, livres de confusão, e conhecem o Todo-Poderoso Criador em tudo, dissolvendo-se na Presença EU SOU.

Aqueles cujo coração não se prendem às impressões exteriores encontram a felicidade em si mesmo. Em união mística com a Grande e Poderosa Presença do Deus Criador, Mantenedor e Renovador, através da Sagrada União com a Essência Divina, eles desfrutam de uma bem-aventurança perpétua. Os prazeres que emanam das impressões exteriores são apenas fontes de dor, pois têm um começo e um fim. No entanto, o indivíduo consciente da Presença EU SOU não se deleita com esses prazeres transitórios.

Aqueles que, neste mundo, aprendem a resistir aos impulsos do desejo e do ódio antes mesmo de se libertar do corpo físico, desfrutam de uma União Espiritual com a Divina Presença EU SOU e vivem em um estado de felicidade duradoura. Esse homem e essa mulher encontram satisfação, deleite e iluminação interior, pois são Seres de Luz unidos à Presença Divina. Ao se unirem ao Deus Vivo EU SOU!, eles alcançam o Estado Supremo na Divindade Universal.

Os indivíduos conscientes da Presença EU SOU que habita o nosso interior e permeia todo o exterior, são aqueles cujas culpas foram apagadas e cuja dualidade foi destruída. Eles conseguiram vencer a si mesmos, consumindo no Fogo Purificador sua personalidade constituída de seus múltiplos egos, dedicando-se ao bem-estar de todas as criaturas. Esses seres alcançam a União Suprema com a Divina Presença EU SOU.

Aqueles que extirpam de seus corações os desejos e o ódio, que disciplinam o corpo e a mente, e que conhecem o EU SOU e seus mistérios, poderes, encantos e poderosos decretos…, estão muito próximos da União Suprema com a Divina Presença EU SOU. Ao evitar que as impressões exteriores penetrem em seu interior, concentrando sua visão entre os cílios e respirando de forma consciente e equilibrada, eles têm seus sentidos, pensamentos e intelecto completamente subjugados pela Presença Divina. Sua dedicação é única e exclusivamente voltada para a liberação final, estando livres de anseios, aversões e temores. Assim, suas consciências estão para sempre livres na Existência Suprema.

Saber que o Deus Vivo!, é aquele que recebe os sacrifícios e que é o Senhor de todos os mundos, além de ser amigo de todas as criaturas, traz uma profunda Paz de Espírito e Liberdade Suprema. Ao reconhecer a Presença do Divino em todas as coisas e em todos os seres, os indivíduos conscientes da Presença EU SOU encontram a verdadeira paz e harmonia.

Que possamos despertar para a consciência da Divina Presença EU SOU, renunciar às ilusões do mundo material e buscar a união com o Sagrado. Que possamos transcender as limitações da personalidade e viver de acordo com a Essência Divina que habita em cada um de nós. Assim, poderemos experimentar a plenitude, a felicidade e a liberdade que só podem ser encontradas na união com a Presença EU SOU, o caminho para a Beatitude Suprema.

A busca pela União Suprema com a Presença EU SOU é um caminho de renúncia e desapego. Aquele que executa um ato obrigatório sem esperar por seu fruto é verdadeiramente um renunciador. No entanto, é importante compreender que a verdadeira renúncia não se resume apenas a adotar as práticas piedosas de orações e caridades, mas, sim!, a se unir à Grande e Poderosa Presença EU SOU.

A renúncia à personalidade ilusória é, na verdade, a busca pela União Suprema com a Presença EU SOU. É um processo profundo de desapego e liberação de todas as intenções e influências dos múltiplos egos que controlam a personalidade ilusória do mundo externo. Somente quando nos libertamos dessas amarras podemos verdadeiramente alcançar a união com nossa Divina Essência.

Para aqueles que estão em busca da verdade e desejam alcançar essa União Suprema, existem meios efetivos para percorrer esse caminho. A ação da Disciplina Santa é essencial, pois nos ajuda a purificar nosso Ser no Fogo Sagrado do Espírito Santo. Através dessa purificação, podemos limpar as águas da Alma e nos aproximar cada vez mais da Divindade que habita em nós. Além disso, os estudos e aplicações dos Decretos Sagrados são ferramentas valiosas nessa jornada. Eles nos fornecem conhecimento e orientação para direcionar nossos esforços na busca pela União Suprema. Através dessas práticas, nos aproximamos da sabedoria divina e nos fortalecemos espiritualmente.

No entanto, é importante destacar que aqueles que já alcançaram a União Suprema com a Divindade não precisam mais se esforçar para atingi-la. Para eles, o ser e estar nesse denso plano é o repouso, o descanso, a alegria, a felicidade e o gozo da Vida Plena. Eles já experimentaram a plenitude da Presença EU SOU e vivem em constante comunhão com a Divindade dentro e fora de si.

Aquele que renuncia a todas as intenções do mundo externo, que se desapega das vicissitudes egóicas e não se deixa seduzir pelas armadilhas dos objetos sensíveis, é verdadeiramente aquele que atingiu a União Suprema com a Grande e Poderosa Presença do Todo em Tudo. Esse estado de união e transcendência é uma Dádiva Divina, uma manifestação do amor e da graça que nos permite experimentar a plenitude e a unidade com o Criador.

Que possamos compreender a importância da renúncia e da busca pela União Suprema com a Presença EU SOU. Que possamos trilhar esse caminho com disciplina, purificação e estudo, para que possamos alcançar a paz, a felicidade e a plenitude que só podem ser encontradas na Divina Presença EU SOU, em união com o Todo em Tudo.

No percurso da jornada espiritual, o homem e a mulher são convidados a transcender as limitações da existência mundana e a elevar a consciência de si mesmos através da conexão com a Essência Divina que habita em seu ser: A Grande e Poderosa Presença EU SOU. Nesse processo de busca e descoberta, é essencial que não permitamos que nossa consciência se ofusque, obscurecendo a percepção da verdadeira natureza do EU SOU no interior.

A Presença EU SOU, em sua infinita sabedoria, ama incondicionalmente a personalidade que se rende à sua grandiosidade, mesmo sabendo que essa personalidade é uma manifestação efêmera e ilusória. A Presença nos estende em amoroso afeto divino, guiando-nos com paciência e compaixão pelo caminho do Despertar Espiritual. Ao abraçarmos essa União Sagrada com a Divina Presença, nossa consciência é elevada e transformada, transcendendo os limites impostos pela ilusão da separação que é os agregados egóicos da personalidade.

Porém, para aqueles e aquelas que ainda não se uniram à Presença EU SOU, a personalidade ilusória se torna o verdadeiro inimigo no caminho sagrado em direção à Unidade Divina. Essa personalidade, regida pelos múltiplos egos (demônios de si) e pelas ilusões da dualidade, mantém-nos presos na teia do sofrimento e da separação. Ela nos impele a buscar a felicidade efêmera nas miragens do mundo externo, mantendo-nos distantes da Verdadeira Essência que reside em nosso âmago.

A Suprema Poderosa Presença EU SOU, por outro lado, é a força eterna e imutável que permeia todas as coisas. Ela é como a rocha sólida e impenetrável que permanece inalterada mesmo diante das intempéries da vida. O calor e o frio, as alegrias e as tristezas, a honra e a desonra são meros jogos da dualidade que não afetam sua serenidade imperturbável. Ela é a Essência que transcende o efêmero, o ponto de ancoragem que nos permite encontrar a estabilidade interior em meio às marés tumultuosas da existência.

Nesse caminho de autoconhecimento e transcendência, somos chamados a buscar a iluminação interior e a mergulhar na Essência Profunda da Presença EU SOU. Através de práticas espirituais e disciplinas sagradas, como a meditação, o estudo dos ensinamentos divinos e a aplicação dos decretos, abrimos as portas para o despertar da Consciência Superior. Em cada passo dado nessa jornada, dissolvem-se os véus da ilusão e nos aproximamos da verdadeira natureza do EU SOU em nós.

Na medida em que nos rendemos à Presença EU SOU, nos libertamos das amarras do ego e dos desejos passageiros. Nossa identificação com os objetos e prazeres sensíveis do mundo externo desvanece-se, e encontramos a União Sagrada com a Divindade Suprema em nosso interior. Aquele que alcança essa União Sagrada transcende a dualidade e percebe a unidade subjacente a todas as manifestações da vida. Essa união não conhece limites, pois abrange tanto o Divino que reside em nós quanto o Divino que permeia todo o universo. É a fusão da consciência individual com a Consciência Cósmica, um mergulho profundo nas águas da Existência Plena.

Aquele e aquela que renunciam a todas as intenções egóicas, que abandonam as vicissitudes do eu ilusório e desprendem-se dos apegos mundanos, atingem a União Suprema com a Grande e Poderosa Presença do Todo em Tudo. Essa renúncia não é um mero ato de negligência ou abstinência, mas sim um mergulho corajoso na Essência Divina que pulsa em nosso Ser. É a entrega total, o abraço do desconhecido com confiança e entrega, a dissolução das limitações impostas pela personalidade ilusória.

Aqueles que vivem em harmonia com a sua Divina Presença EU SOU permanecem inabaláveis em meio às dualidades e inconstâncias da vida. Seu Ser Interior é como uma âncora serena, ancorada nas profundezas do Divino. Não se deixam abalar pelas oscilações do mundo exterior, mas mantêm-se firmes na Essência Imutável que habita em seu interior. Eles são os verdadeiros mestres e mestras da existência, aqueles que encontraram a Paz Interior e irradiam essa paz para o mundo ao seu redor.

Nessa jornada espiritual, cada passo dado em direção à União Suprema é uma vitória sobre as ilusões e limitações da personalidade e seu movimentar e manifestar egóico. À medida que avançamos, aprendemos a discernir entre a felicidade passageira e a bem-aventurança eterna. Os prazeres efêmeros que emanam das impressões externas são como fontes que secam rapidamente, trazendo consigo dor e insatisfação. No entanto, aquele e aquela que encontram a satisfação, a alegria e a luz em seu interior, que se unem à Grande e Poderosa Presença do Deus Criador, descobrem a verdadeira felicidade, uma bem-aventurança perpétua que transcende as limitações do mundo material.

Aquele e aquela que resistem aos impulsos do desejo e do ódio, que disciplinam seus corpos e mentes, encontram a União Espiritual Total com a Divina Presença EU SOU. Eles vivem em um estado de consciência elevado, em profunda comunhão com o Sagrado. Seus corações estão em paz, sua mente está clara e sua alma está em harmonia com o todo. Eles são testemunhas da Grandiosidade Divina em todas as suas formas e expressões, desde a evolução espiritual de uma simples criatura até os mistérios mais profundos do universo.

Ao cultivarmos a Consciência da Presença EU SOU em nosso interior, abrimos portas para a percepção da unidade subjacente a todas as coisas. Nesse estado de consciência expandida, somos abençoados com a clareza e a compreensão de que somos parte integrante do tecido cósmico da existência. Encontramos o propósito de nossa jornada e descobrimos a conexão intrínseca entre nós mesmos, nossos semelhantes e o Divino.

Portanto, convido a todos e todas a buscar a união com a Grande e Poderosa Presença EU SOU, a render-se à sua grandiosidade e a transcender as limitações da personalidade ilusória. Que nos entreguemos ao processo de renúncia, de purificação e de busca da verdade, para que possamos alcançar a União Suprema com a Divindade e experienciar a plenitude da vida. Nessa jornada, encontraremos repouso, descanso, alegria, felicidade e o gozo da Vida Plena, pois nos uniremos à fonte inesgotável de amor e sabedoria que habita em nosso ser: a Presença EU SOU. Durante essa sublime experiência de aprofundamento na união com a Poderosa Presença EU SOU, exploramos diversos aspectos do caminho espiritual. Através dessa sublime narrativa, mergulhamos na compreensão da renúncia às intenções egóicas e da entrega à Divina Essência que reside em nosso ser. Aprendemos que a renúncia não é um simples ato de negligência, mas sim a corajosa rendição das limitações impostas pela personalidade ilusória. Encontramos a importância de elevar a consciência e não permitir que ela se ofusque, buscando a união profunda com o Divino em nós e em todas as manifestações da vida. Descobrimos que a Poderosa Presença EU SOU ama a personalidade que se rendeu, mesmo sabendo que ela (a personalidade) é sua própria ofuscação. Entendemos que a união com a Divindade é um caminho de transformação interior, onde a disciplina, a purificação, os estudos e decretos desempenham um papel fundamental. No percurso, compreendemos que os prazeres efêmeros e as vicissitudes do mundo exterior não podem nos trazer a verdadeira felicidade. A verdadeira bem-aventurança é encontrada quando nos conectamos com nossa Presença EU SOU, quando nos libertamos dos desejos e do ódio, disciplinando nossa mente e nosso corpo. Ao cultivarmos a consciência expandida da Presença EU SOU, abrimos as portas para a percepção da unidade que permeia todas as coisas. Reconhecemos que somos parte integrante do tecido cósmico da existência, conectados ao Divino e aos nossos semelhantes. Portanto, concluímos que a jornada rumo à união com a Poderosa Presença EU SOU é um convite para transcender as limitações da personalidade ilusória e mergulhar na grandiosidade do Divino que habita em nosso interior. É uma busca incessante pela paz interior, pela clareza mental e pela harmonia com o todo. Nessa busca, encontramos repouso, alegria, felicidade e o gozo da Vida Plena. Que possamos continuar aprofundando essa conexão com nossa Poderosa Presença EU SOU, permitindo que ela guie nossos passos, ilumine nossa jornada e nos conduza à verdadeira união com o Divino em nós e em tudo o que existe. Que essa sublime experiência seja um farol a nos guiar no caminho da transformação e da realização espiritual. Amén!

--

--

Jp Santsil

Onde me manifesto… sou como o entardecer, onde o vento passa ao silêncio da morte e as árvores vibram ao ver passar. Se não me manifesto… no nada tudo serei.